EMPREGO

Patrocínio mantém o saldo positivo na geração de empregos em 2023

Publicado em

A cidade de Patrocínio, ao longo do ano de 2023, tem motivo para celebrar, conforme dados fornecidos pelo CAGED (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados). O município registrou um saldo positivo na geração de empregos, demonstrando um constante crescimento e fortalecimento da economia local e manteve o estoque (quantidade total de vínculos celetistas ativos) no total de 22.421 postos de trabalho.

Ao analisar os números, fica evidente que Patrocínio manteve um índice positivo, com o número de vagas de emprego superando as demissões ao longo do ano. Essa tendência positiva é um reflexo do compromisso da cidade em impulsionar a geração de empregos e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Destaca-se que, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o setor da Agropecuária liderou as contratações em 2023, totalizando impressionantes 4.984 admissões. Essa área demonstra a importância do agronegócio para a economia local, consolidando Patrocínio como um polo significativo nesse segmento.

Outros setores que contribuíram de maneira expressiva para os resultados positivos foram Serviços e Comércio, que registraram um total de 4.041 e 3.562 admissões ao longo do ano, respectivamente. Essa performance destaca a vitalidade do comércio local e a confiança dos empresários e investidores no potencial econômico da cidade.

Leia Também:  GRANDE LEILÃO - Mais de 30 imóveis em diversas localidades de Uberlândia

Os dados do CAGED refletem o empenho conjunto dos setores público e privado, assim como a parceria entre a administração municipal e os diversos segmentos econômicos. Esse esforço colaborativo tem sido fundamental para impulsionar a criação de empregos e elevar a qualidade de vida da população. Dentre as iniciativas podemos destacar a realização do Feirão de Empregos pelo Sine, a abertura da Sala Mineira do Empreendedor, dentre outros.

O Governo Municipal reafirma seu compromisso em manter um ambiente propício para o crescimento econômico, fomentando iniciativas que promovam a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidade

FINALIZADAS AS PRIMEIRAS TURMAS DOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO IFTM PATROCÍNIO, CAMPINA VERDE E ITUIUTABA

Published

on

 Imagem retangular de fundo rosa claro com partes laranjas e desenhos de folhas nas laterais. Ao centro, está escrito, nas cores laranja, preto e verde: Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável

Ao longo dos meses de maio, junho e julho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) capacitou 121 mulheres em situação de vulnerabilidade social nos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Masseira, Recepcionista, Cuidadora de Idosos e Assistente Administrativa nas cidades de Campina Verde, Ituiutaba e Patrocínio. Essas mulheres estão agora aptas a entrarem no mercado de trabalho para exercerem tais profissões.
A ação faz parte do Programa Nacional Mulheres Mil, instituído nacionalmente em 2011 e fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O objetivo do programa é promover formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Danielle Paoloni, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFTM, setor ao qual está ligado o Mulheres Mil, destaca a relevância do programa para as comunidades locais. “O Mulheres Mil é mais uma ferramenta na promoção da inclusão social e econômica de inúmeras mulheres, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Leia Também:  Cássio e Dr. Ari notificam MP quanto à paralisação das Obras do Pronto Socorro.

PARCERIA ENTRE IFTM E OUTRAS INSTITUIÇÕES
Para a oferta dos cursos do Programa Nacional Mulheres Mil no IFTM Campus Avançado Campina Verde, IFTM Campus Ituiutaba e IFTM Campus Patrocínio, os servidores das unidades levantaram as demandas dos municípios junto às Secretarias Municipais, ONGs, Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Após a definição dos cursos que seriam fornecidos conforme as necessidades de cada localidade, as inscrições para participação ocorreram junto aos CRAS de cada cidade.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA