EsporteNotícias

CAP patrimônio imaterial, cultural e histórico

De autoria do vereador Natanael Diniz foi aprovado pela Câmara Municipal declarando o CAP – Clube Atlético Patrocinense – Patrimônio Histórico, Cultural , imaterial de Patrocínio.

O presente projeto de lei de nossa autoria foi aprovado em primeira discussão e objetiva instituir com amparo na história local e do próprio CAP, a declaração de reconhecimento através de lei municipal do Clube Atlético Patrocinense como patrimônio histórico, cultural, imaterial do Município de Patrocínio.

O Clube Atlético Patrocinense foi fundado em 19 de março de 1954, atualmente manda seus jogos no Estádio Pedro Alves do Nascimento. A equipe do CAP viveu seu auge no início da década de 90 quando chegou a disputar a primeira divisão do Campeonato Mineiro. No ano de 2005, a equipe foi rebaixada, incapaz de quitar as dívidas, o clube fechou seu centro de treinamento o Ninho da Águia e não entrou na segunda divisão de 2006. No ano de 2006, o CAP voltou a disputar uma competição oficial após 11 anos de inatividade. No ano de 2017, o CAP foi campeão do Campeonato Mineiro do Módulo II, conseguindo assim o acesso a elite do estadual. Continua na elite estadual do futebol mineiro e faz parte da história do povo patrocinense, onde estabelece fortes laços com a cultura local e com as memórias afetivas do nosso povo.

Segundo o próprio IPHAN, o conceito de patrimônio cultural é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem a história, a memória e a identidade desse povo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo