CAFEICULTORA LEVA SABOR DO CERRADO MINEIRO PARA DUBAI

Por Julia Barduco - Serra do Salitre
A produtora rural Maria Soraia Guimarães, de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, viveu uma experiência inédita ao participar de uma rodada de negócios em Dubai, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A mais de 12 mil quilômetros da Fazenda Jacu, onde produz o "Café Soraia" há 25 anos, a cafeicultora impressionou degustadores nos Emirados Árabes Unidos e voltou na bagagem com elogios ao café do Cerrado Mineiro. "Tive vários elogios ao meu café. Inclusive, eles queriam saber do processo, da variedade. Então, eu estou bem otimista para novos mercados", conta Soraia.
Maria Soraia Guimarães, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro, e o filho de Soraia, Augusto Ferreira Guimarães - Foto: Faemg Senar/Divulgação
O evento reuniu compradores de diversos países e abriu oportunidades para a expansão do café brasileiro no mercado internacional.
A viagem, que aconteceu em fevereiro, foi um divisor de águas para a empresária. "Me trouxe grandes expectativas com potenciais compradores. Eu pude entender como é o mercado lá fora a demanda por cafés comerciais e especiais. Uma coisa assim que eu fiquei surpresa foi pelo interesse pelo café brasileiro." "Estive conversando com um comprador que já conhece os cafés da minha região e que tem interesse em aumentar a demanda", explicou.
MELHORIAS NA PRODUÇÃO
Com mais de 20 anos de cafeicultura e inúmeras premiações que atestam a excelência do produto especial, Maria Soraia conta que passou os últimos anos aprimorando a produção com o suporte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.
Segundo o órgão, entre 2020 e 2024, Soraia recebeu 48 visitas técnicas e gerenciais, sem nenhuma ausência. Esse esforço resultou no 1º lugar no Cupping ATeG Café + Forte 2022, na região do Cerrado Mineiro.
A participação na rodada de negócios foi resultado da conexão entre o Sistema Faemg Senar, o ATeG Café + Forte e o Agro.BR, iniciativa da CNA para promover a exportação de produtos agropecuários. "Fico até orgulhosa de falar do café do Cerrado Mineiro, eu sei que ele está presente em vários países do mundo. É referência, destaque em premiações, qualidade, quantidade. É um café produzido com atitude", afirma.
Qual é a sua reação?






