
Baristas brasileiros estão na disputa da principal competição que garante ao campeão o direito de representar o País em torneio mundial, que ocorrerá na Grécia. O Campeonato Brasileiro de Barista 2023 aconteceu neste final de semana, no Espaço Aroo do Rooftop do Shopping Light, em São Paulo (SP). Pela primeira vez, a Região do Cerrado Mineiro, tem um finalista. O barista Maurício Maciel, gerente da Dulcerrado Cafeteria, em Patrocínio, Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, está entre os seis melhores do Brasil. Participantes serão julgados por suas habilidades no preparo e na apresentação do café, bem como por seu conhecimento da indústria e dos produtos que estão usando.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de segundo maior consumidor global. A tradição da produção cafeeira do país é transmitida de geração a geração. Das plantações às pequenas e aconchegantes cafeterias espalhadas pelas cidades, o café é parte integrante da cultura brasileira e os baristas são profissionais fundamentais nessa propagação, espalhando a cultura cafeeira entre novos e tradicionais consumidores, oferecendo bebidas especiais, preparadas com excelência.
O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.
