AGRONEGÓCIO
Safra recorde: Conab está em campo fazendo levantamento da safra 2023/24 de cana-de-açúcar
Publicado em
2 de novembro de 2023por
Da Redação
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já está em campo para realizar o terceiro levantamento da safra 2023/24 de cana-de-açúcar. A ação teve início no dia 29 último e segue até 11 de novembro.
Nesse momento, a colheita na região Centro-Sul está próxima de sua conclusão, enquanto na região Norte/Nordeste, ela deve seguir até o final de março de 2024.
Nessa pesquisa de campo os técnicos da Conab analisam dados vitais, como área de cultivo, produtividade, além da produção de cana-de-açúcar, etanol e açúcar, entre outros aspectos. Esses dados permitem à Conab obter uma visão mais ampla e detalhada sobre a atual safra.
O processo de acompanhamento da safra de cana-de-açúcar é realizado visando abastecer com informações que auxiliem o governo federal a gerir as políticas públicas voltadas para o setor e apoiem a tomada de decisão dos agentes do mercado, tendo em vista sua importância estratégica e econômica para o Brasil.
Esse trabalho é realizado a partir de uma parceria permanente entre o setor público e o setor privado, promovendo avaliações quadrimestrais da safra brasileira de cana-de-açúcar. Os resultados são divulgados em quatro boletins anuais.
A Conab produz ainda o estudo sobre o Perfil do Setor do Açúcar e do Etanol no Brasil, condensando informações sobre o setor e abordando aspectos ligados à fase industrial, agrícola e do próprio sistema de produção.
Esse esforço tem o propósito fundamental de instrumentalizar o Governo Federal na tarefa de gerir as políticas públicas, permitindo também a compreensão de um quadro abrangente da organização e do funcionamento do setor sucroalcooleiro no país.
SAFRA RECORDE – Usinas brasileiras da região centro-sul ampliarão a moagem de cana-de-açúcar para além do período tradicional para conseguir processar o máximo de uma safra recorde na temporada 2023/24 e aproveitar os altos preços do açúcar, segundo proprietários e diretores de usinas reunidos no Sugar Dinner, em São Paulo.
A temporada de produção de açúcar e etanol no centro-sul geralmente termina em novembro, quando as chuvas tornam-se mais frequentes – dificultando a operação das máquinas nos canaviais – e já não sobra muita cana para ser colhida.
Este ano, no entanto, uma colheita estimada em cerca de 630 milhões de toneladas e os preços do açúcar bruto em máximas de 12 anos farão com que as usinas tentem operar por mais tempo.
“Pretendemos ir até 10 a 15 de dezembro. Normalmente a gente fecha em 20 de novembro, acima disso começa a prejudicar demais o canavial para as próximas safras”, disse José Sergio Ferrari Júnior, da Usina Ferrari, em Pirassununga (SP), em entrevista à Reuters durante o evento do setor na noite de quinta-feira.
Ele lembrou que o segmento investiu no canavial na safra 2023/24, e o clima colaborou com aumento da produtividade.
“O setor tem renovado acima da média o canavial e as chuvas ajudaram, o que tem atrapalhado um pouco o final de safra, a operação agrícola”, ponderou.
Ele comentou que, apesar do prolongamento da safra, vai sobrar cana para a próxima temporada (2024/25), que promete também ser antecipada, para março, uma vez que o ciclo no centro-sul se inicia oficialmente em abril.
“Essa safra do centro-sul vai se prolongar o máximo possível, porém tem alguns ‘deadlines’. Apesar de ter cana, de sobrar cana bisada que não vai ser moída, isso vai antecipar o início da safra do ano que vem, vai diminuir a entressafra”, afirmou o diretor-presidente da Alcoeste Bioenergia, Luis Antonio Arakaki, também durante o Sugar Dinner.
Ele ponderou que a Alcoeste, assim como outras empresas do setor, estão testando suas capacidades máximas, uma vez que correm para processar o quanto podem da cana diante dos preços favoráveis, já que há um déficit global no mercado de açúcar em meio à queda de produção em outros países.
Antonio Cesar Salibe, presidente-executivo da associação de usinas Udop, estimou em cerca de 30 milhões de toneladas o volume de cana-de-açúcar que será deixado nos campos para a colheita da nova safra, em março.
“O que conseguir, o setor vai moer. Um diretor de uma usina da região de Araçatuba me disse que eles vão até 15 de janeiro, eles vão prolongar o máximo que puderem”, afirmou.
MAIS AÇÚCAR – Já Arakaki, da Alcoeste, disse que diversos grupos estão fazendo ajustes nas usinas e ampliarão a capacidade de produção de açúcar em 2024 e em 2025, de olho na boa remuneração.
“Existem investimentos de destilarias que não tinham fábricas de açúcar, que estão entrando em produção no ano que vem e em 2025. Existe um ‘retrofit’, um ganho de eficiência em todas as usinas sem exceção, colocando alguma coisa para ganhar um pouco mais”, comentou.
“Isso vai se refletir em um avanço muito grande, talvez até 4 milhões de toneladas, 3 a 4 milhões de toneladas de açúcar”, comentou, lembrando que, com o mundo demandando o produto do Brasil diante da quebra de safra em outros países, isso aumenta gargalos logísticos nos portos.
O diretor de Agronegócios do Itaú BBA, Pedro Fernandes, disse que a instituição tem mapeado “investimentos importantes” em capacidade de produção de açúcar, de quase 1,6 milhão de toneladas por safra, além de aportes em biometano e desengargalamentos em geral.
“Ainda assim, frente à geração de caixa do setor, apesar desses investimentos, é um ano de maior desalavancagem”, disse, lembrando que o segmento tem tirado proveito dos bons preços e há expectativa de uma nova boa safra em 2024/25, em termos de cotações e volumes.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Pecuaristas de Mato Grosso têm até quinta para informar rebanho
Published
23 horas agoon
28 de novembro de 2023By
Da Redação
O prazo para atualização cadastral dos rebanhos no Estado, uma iniciativa conduzida pelo Governo Estadual, está se encerrando nesta quinta-feira, 30 de novembro. Conforme o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), até o momento, aproximadamente 42% dos criadores ainda não realizaram a devida comunicação.
Até a última segunda-feira, 27 de novembro, apenas 56 mil proprietários de gado bovino, bubalino, suinocultores tecnificados e avicultores comerciais cumpriram com a obrigação de informar seus dados. Este número representa uma redução de 42% em relação à campanha de maio deste ano, na qual 98 mil produtores atenderam à convocação do Indea-MT, fornecendo informações detalhadas sobre seus rebanhos e propriedades.
Iniciada como um meio alternativo à vacinação contra a febre aftosa, a campanha não se limita apenas ao segmento bovino, estendendo-se também a criadores de búfalos, aves e suínos.
Os produtores têm a opção de realizar a atualização por meio do módulo do produtor disponível online, ou de forma presencial em um dos escritórios do Indea ou nos postos de atendimento avançados. No website da instituição, acessando a seção de Sanidade Animal, é possível encontrar informações adicionais sobre a campanha.
Para utilizar o módulo do produtor online, é necessário solicitar o cadastro em um escritório do Indea e assinar um Termo de Compromisso para uso do sistema informatizado. Esse documento está disponível no site do Indea, na área de Atendimento não Presencial, sob a seção de Sanidade Animal.
Desde 9 de novembro, os produtores comerciais que não reportaram seus dados de rebanho estão impossibilitados de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), a menos que o transporte seja destinado ao abate.
Além da comunicação sobre o rebanho, os proprietários de bovinos e bubalinos podem aproveitar a oportunidade para registrar oficialmente suas marcas a ferro.
O não cumprimento da obrigação de comunicar o estoque de rebanho acarretará em penalidades financeiras, com multas que podem chegar a cerca de R$ 6 mil.
Fonte: Pensar Agro

Prato rápido e fácil Macarrão com Atum, super nutritivo e gostoso

Corinthians vence o Vasco e abre seis pontos do Z4 do Brasileirão

Para a alegria da criançada aprenda a fazer essa maravilhosa receita de Biscoitinhos de Chocolate

Grávida, MC Mirella é criticada por se manter no OnlyFans: ‘Mau exemplo’

Presidente do TJMG recebe deputado estadual Grego da Fundação
PATROCÍNIO


GOVERNO MUNICIPAL APOIARÁ REALIZAÇÃO DO 30º REBANHÃO EM 2024
“Meu Governo sempre apoiou a realização do Rebanhão, maior evento religioso da Região, organizado pela Renovação Carismática Católica que envolve...


TIRO DE GUERRA 04-020 REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DE ENCERRAMENTO DO ANO DE INSTRUÇÃO 2023
O Tiro de Guerra 04-020 realizou na última sexta-feira (24), a Solenidade de Formatura de Encerramento do Ano de Instrução...
CAFÉ NO CERRADO SE FORTALECE COM INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS
Agricultura no cerrado cada vez mais forte, seguindo os comandos de Alysson Paolinelli Grupo Cedro Agronegócios investe 200 milhões pra...
COLUNA MINAS GERAIS


Presídios operam acima da capacidade na região de JF
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Presídios operam acima da capacidade Com mais presos...


4 empresas disputam saneamento em GV
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br 4 empresas disputam saneamento em GV O leilão...


Militares reunidos em Teófilo Otoni
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Militares reunidos em Teófilo Otoni Foi realizado em...
MINAS GERAIS


Presidente José Arthur Filho se reúne com deputado estadual Fábio Avelar
Visita foi para tratar de questões relacionadas à Comarca de Nova Serrana (Crédito: Euler Junior/TJMG) O presidente do Tribunal de...


Presidente do TJMG recebe deputado estadual Grego da Fundação
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta terça-feira (28/11),...


TJMG participa do aniversário de 25 anos da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial
O desembargador Marco Aurélio Ferrara Marcolino, coordenador adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau...
POLICIAL


Suspeito de matar o próprio pai é preso pela PCMG em Oliveira
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) efetuou, nessa segunda-feira (27/11), a prisão preventiva de um homem, de 26...


São Vicente de Minas: PCMG apreende fuzil, munições e bombas caseiras
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu, nesta terça-feira (28/11), armamentos e munições que seriam de propriedade de...


Ação da PCMG e PCBA apreende adolescente com material pornográfico
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na manhã desta terça-feira (28/11), mandado de busca e apreensão com...
FAMOSOS


Grávida, MC Mirella é criticada por se manter no OnlyFans: ‘Mau exemplo’
Na última segunda-feira (27), MC Mirella usou suas redes sociais para se pronunciar sobre as críticas que vem recebendo sobre produzir conteúdos...


Larissa Manoela curte estreia de seu novo filme ao lado do noivo, André: ‘Tá Escrito’
A atriz e empresária Larissa Manoela apostou em um look Barbiecore para curtir um evento em clima de romance com o noivo, André...


Duda Reis se casa no interior de São Paulo, com Du Nunes: ‘Dia mais importante’
Duda Reis, de 22 anos, casou-se com o cabelereiro Du Nunes, de 32, nesta segunda-feira (27). O noivo compartilhou nas redes...
ESPORTE


Corinthians vence o Vasco e abre seis pontos do Z4 do Brasileirão
O Corinthians conquistou uma vitória impressionante de virada contra o Vasco por 4 a 2 em São Januário nesta terça-feira...


Cruzeiro vence o Goiás e sai do Z4 do Brasileirão
Foto: Cruzeiro O Cruzeiro conquistou um importante resultado, nesta segunda-feira (27.11), na luta contra o rebaixamento. Em partida decisiva pela...


Patrocinense conquista título 2023 sub14 no time que formou Oscar Schmidt para o basquete do Distrito Federal
O time campeão sub-14 2023, do Distrito Federal – Foto: Instagram Capitão do ‘Vizinhança Basquete’ , Enzo Dias Costa, numero 11...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Notícias6 dias ago
Senado aprovada projeto do dep. Weliton Prado que cria a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
-
Notícias5 dias ago
HOSPITAL DO CÂNCER PATROCÍNIO RECEBE 580 MIL REAIS DE RIO PARANAÍBA
-
Notícias6 dias ago
Movimento Nacional Pela Vacinação atinge objetivo da Secretaria Municipal de Saúde
-
Notícias6 dias ago
IGREJA MATRIZ, IGREJA SÃO JOSÉ, RESIDÊNCIAS E CAMINHONETE SÃO ALVOS DE VÂNDALOS COM PICHAÇÕES