GeralNotícias

2ª OFICINA PARTICIPATIVA DISCUTE O ZONEAMENTO DA APA SERRA DO CRUZEIRO

No dia 7 de maio de 2022 aconteceu no Auditório do Unicerp a 2ª Oficina Participativa do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Serra do Cruzeiro, com os objetivos de identificar os conflitos de zoneamento, esclarecer sobre as restrições e viabilidades das áreas, apresentar o diagnóstico temático e elaborar a primeira proposta de zoneamento da área.

Estiveram presentes autoridades legislativas e executivas, imprensa, diretores de empresas do entorno e setores esportivos, turísticos e econômicos atuantes na região. A reunião foi conduzida pelas equipes técnicas da RM Advocacia e da PDCA Compliance e Consultoria em um ambiente democrático, conciliador e didático que abraçou diferentes opiniões dentro dos objetivos sociais e ambientais da APA Serra do Cruzeiro.

Após a apresentação dos assuntos foram criados grupos para analisar sobre a proposta de zoneamento com o objetivo de ouvir aqueles diretamente impactados pelo Plano de Manejo, de forma que a área garanta o equilíbrio e uma convivência harmoniosa e sustentável dos moradores, empreendedores e comunidade.

Para o geógrafo e coordenador do Meio Físico e Sócioeconômico, Bruno Michellotto, “os trabalhos da Oficina Participativa trazem a sociedade para dentro do processo de decisões sobre o plano de manejo, afinal, ela é o foco e também a principal beneficiada de uma Área de Proteção Ambiental corretamente efetivada. Ouvimos aqui opiniões diversas mas com o mesmo entendimento da importância de se fomentar regras, espaços delimitados e consciência ecológica para a vida humana e ambiental da Serra do Cruzeiro. Um novo passo foi dado com os olhos na preservação daquela região”, finaliza.

A partir dos debates e sugestões dos participantes ficou definida uma 3ª Oficina Participativa para referendar as mudanças propostas para o zoneamento, com previsão para o mês de junho.

Nas palavras de Reinaldo Machado, coordenador do projeto, “uma APA só existe com a participação popular. Portanto, as oficinas participativas são a voz e a representatividade do patrocinense para o que ele anseia de possibilidades entre a vida ambiental e uso social daquela região. A decisão unânime de uma 3ª Oficina Participativa simboliza esse processo democrático, cuidadoso e conciliatório do plano de manejo, ouvindo todos os lados e buscando uma resolução equilibrada e viável para o sustento econômico e a preservação ambiental da Serra do Cruzeiro”.

Texto: Frederico Bernardes
Soul Ideias & Comunicação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo